17 de maio de 2011

BIODIVERSIDADE E EXTINÇÃO DE ESPÉCIES

BIODIVERSIDADE
                Biodiversidade é a palavra usada para expressar a variedade de espécies de seres vivos que existem em nosso planeta (ou em uma região em particular), a variedade de aspectos que existem dentro de uma mesma espécie e também a complexidade das interações entre as diversas espécies de uma região.
                Todos os índices que medem essa variedade apontam o Brasil como o país da biodiversidade mais rica do mundo (vivem no Brasil cerca de 20% do total de espécies do planeta).
                Entretanto, essa grandeza da diversidade da fauna brasileira sugere a falsa ideia de abundância, o que conduz ao extermínio das espécies.

EXTINÇÃO DE ESPÉCIES
                Quando o último indivíduo de uma espécie morre, tal espécie foi extinta. Nunca mais existirá um indivíduo vivo que pertença a essa espécie.
                A extinção de uma espécie pode ocorrer por causas naturais como mudanças climáticas, aparecimento de novas doenças, incêndios naturais, erupções vulcânicas, secas e enchentes.
                Contudo a principal razão para a grande extinção de espécies que vem ocorrendo atualmente é a alteração radical do meio ambiente pelo ser humano. Um dos principais exemplos dessa alteração é o desflorestamento de extensas áreas, por meio de queimadas e corte, para o crescimento de cidades ou para a agricultura e pecuária. Além disso, a introdução de novas espécies em ambientes em que elas não ocorrem naturalmente, a caça predatória, o tráfico de animais e a poluição da água, ar e do solo também contribuem para a perda de várias espécies.
 Quando os indivíduos vivos de uma espécie correm risco de desaparecer da natureza dentro de pouco tempo, dizemos que a espécie está ameaçada de extinção.

·         Para saber mais...









PLANO DE AULA

         ·            Objetivos:
 - Usar  hipertexto na realização de pesquisas, descobrindo através dos links um caminho mais direcionado aos objetivos propostos.
- Descobrir através das pesquisas, os animais ameaçados em extinção e as principais ameaças à sobrevivência dos animais brasileiros.
Dica: As atividades devem ser feitas de preferência em dupla ou trio.
         ·            Desenvolvimento:

1 – No laboratório de informática. (50 minutos)
  v   Apresentação de um hipertexto com links referentes à lista de animais ameaçados em extinção.
Explicar aos alunos que o hipertexto lhes dará liberdade de escolher vários caminhos tornando a pesquisa mais dinâmica.
Hipertexto
A lista da fauna brasileira ameaçada de extinção divulgada em maio de 2003 apresenta 386 espécies ameaçadas de extinção,  2 extintas na natureza e 7 extintas não incluindo os invertebrados aquáticos e peixes, cujos números ainda não foram divulgados pelo IBAMA. Fazendo um comparativo com os números do levantamento anterior, divulgado em dezembro de 2002, pode-se observar que o número de animais extintos se mantiveram os mesmos, o que também ocorreu com os mamíferos, répteis, anfíbios e insetos. Infelizmente, apenas o número de invertebrados terrestres cresceu assustadoramente, passando de 21 para 30 animais em risco de extinção. O número de aves e mamíferos ameaçadas também cresceu, mas em escala bem menor, de 153 para 156 animais. No levantamento publicado em 1989,  estavam ameaçadas 218 espécies, não incluindo peixes e invertebrados. Segundo os pesquisadores, a falta de conhecimento científico na época, impediu que se levantasse o real número de espécies ameaçadas, que provavelmente era maior que o divulgado. As principais ameaças à sobrevivência dos animais brasileiros são a caça predatória, as queimadas e os desmatamentos.

  v   Leitura do hipertexto e dos textos anexados, seguindo os links.

  v   Registro escrito dos nomes de alguns animais ameaçados de extinção.

2 - Atividade realizada na sala de aula. (50 minutos)
  v   Na sala de aula, retomar com os alunos os nomes de animais ameaçados de extinção.

  v   Discussão através de questionamentos orais:
1) Quais são as principais ameaças à sobrevivência dos animais?
2) Existe na nossa região animal ameaçado de extinção?
3) Que atitude deve tomar em relação a estes animais?
4) Quais as vantagens de navegar por um hipertexto?

Trabalho Avaliativo – Valor: 3,O

         ·            Dividir a turma em duplas e determinar duas letras do alfabeto para cada dupla, que deverá escolher o nome de um animal com cada letra indicada.
         ·            Cada dupla deverá pesquisar em casa sobre os animais escolhidos e em seguida organizar as informações no editor de texto, em forma de ficha, conforme o modelo:
         ·            As fichas deverão ser entregues na próxima aula, juntamente com uma imagem de cada animal.
         ·            As fichas e imagens serão utilizadas na montagem de um Mural intitulado “Animais ameaçados de extinção – Conhecer para preservar”!
         ·            Dica: Para a pesquisa e elaboração da ficha poderão acessar o link abaixo: http://portalamazonia.globo.com/amazoniaaz/categoria_artigo_amazonia_az.php?idCAmz=3
Basta navegar pelas páginas do site, procurar o nome do animal que comece com sua letra do alfabeto, quando achar o nome, clicar sobre a foto do animal, então, irá aparecer uma página com todas as informações necessárias para preencherem a ficha.




2 comentários:

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: