23 de janeiro de 2012

BEM-TE-VI

     O bem-te-vi é uma das aves mais conhecidas do Brasil, tem aproximadamente 25 cm, de coloração parda no dorso e amarelada no ventre, com sobrancelha branca muito visível na grande cabeça; uma listra no alto da coroa varia de amarelo-claro a laranja-vivo.
      A espécie não apresenta dimorfismo sexual, ou seja, diferenças visíveis entre macho e fêmea.

   
 
NOME - Bem-te-vi 
NOME CIENTÍFICO - Pitangus sulphuratus 
SINÔNIMOS - Lanius sulphuratus - Linnaeus, 1766 
ORDEM: Passeriformes 
SUBORDEM: Tyranni
FAMÍLIA: Tyrannidae
SUBFAMÍLIA: tyranninae
GÊNEROE SUBGENERO: Pitangus
ESPÉCIE: sulphuratus 
NOME EM INGLÊS: Great Kiskadee
OUTROS NOMES: Pituã, Triste-vida, Bem-te-vi-de-coroa, Pitanguá, Siririca (fêmea)
TAMANHO: 25 cm
ALIMENTAÇÃO: Insentívoro
LOCALIZAÇÃO: América do Sul, América do Norte e América Central.
    O Bem-te-vi é insetívoro, come todo o tipo de comida, devora centenas de insetos diariamente mas também fruta e flores de um jardim, ovos de outros passarinhos, minhocas, outros bichos (até cobras). 

        É uma ave generalista que está sempre descobrindo novas formas de alimento. Devido ao seu regime alimentar onívoro, por vezes contribui para o controle de pragas de insetos, inclusive cupins urbanos.


     Seu nome popular é onomatopaico, pois ele emite um chamado curioso, no qual parece pronunciado com clareza: "Bem-te-vi. No calor do dia chamará sua atenção constantemente cantando o seu nome e se sentará em um fio de telefone ou em um telhado. A maioria dos outros pássaros manterá silencioso, ao redor, enquanto o bem-te-vi canta.
    
    O ninho do Bem-te-vi fica em lugar visível, é grande e esférico, e é feito de todos os tipos de plantas, freqüentemente com capim. Põe de 2 a 4 ovos de cor creme com poucas marcas marrom-avermelhadas. Existem muitos registros de nidação em cavidades de árvores, rochas e estruturas artificiais, portanto é uma ave cavi-nidícola.


      Este pássaro defende seu ninho vigorosamente e, ele será agressivo com outros pássaros mesmo que não tenha nenhum ninho. É comum ver um Bem-te-vi perseguindo um pássaro que ele, sobretudo corujas e rapineiros, afugenta para longe. Possui grande capacidade de adaptação e é um dos primeiros a cantar ao amanhecer.

3 comentários:

  1. Muito bom. Estava pesquisando para fazer um desenho para um poema que escrevi ao acordar com um bem-te-vi que mora em uma arvore na minha casa. Vou usar uma de suas fotos. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À vontade Valério!!!! Se quiser mandar o poema para meu email, gostaria de publicá-lo aqui no blog. Obrigada pela visita e comentário! Abraço! danigo@bol.com.br

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: