23 de janeiro de 2012

TUCANO-DE-BICO-VERDE

    O tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) é uma ave piciforme pertencente à família Ramphastidae, tem cerca de 48 cm, boa parte correspondendo ao bico. Pesa em torno de 320 g a 400 g. Apresenta papo amarelo e bico verde. O serrilhado do bico é bem desenvolvido e realçados pela cor vermelha sanguínea. Sua voz caracteriza-se por uma sequência de “äk”, “rrät”, “rräit”.


     
     Alimenta-se de frutos, artrópodes e pequenos vertebrados, sendo que com frequência alimenta-se de filhotes e ovos em ninhos de outras aves.


        Bota de 2 a 4 ovos, incubados durante 18 dias.
    Vive em áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto.



     Habita a copa de florestas altas, principalmente em áreas montanhosas da Mata Atlântica, em seu interior e nas bordas. Era comum ao longo de toda sua área de ocorrência, tendo entretanto se tornado raro em muitas regiões devido à destruição de seu habitat natural. Associa-se muitas vezes à grupos de tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus).

     O tucano-de-bico-verde é encontrado em toda a região Sul e Sudeste do Brasil, e também, no sul de Goiás (onde é bem raro), Paraguai e até o nordeste da Argentina. Bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos. É esta a espécie de tucano que mais avança ao sul de nosso país.


Confira:   

3 comentários:

  1. Olá! Passei para conhecer o seu cantinho! Venha me visitar!
    reridamaria.blogspot.com
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rérida! Visitei teu blog e amei, já estou seguindo!!!!
      Um bjão!

      Excluir
  2. oi rerial amei o se blog continuem assim

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: