4 de fevereiro de 2012

ECONOMIZE ENERGIA ELÉTRICA!



Porque é Importante Economizar Energia Elétrica?

    As usinas hidrelétricas produzem mais de 90% da energia elétrica consumida no Brasil.

    Elas dependem da água dos rios em níveis adequados em seus reservatórios para gerar energia.

   A falta de chuvas, de investimentos e o aumento do consumo resultaram em racionamento de energia elétrica, conhecido como apagão, nos anos de 2001 e 2002.

    A construção de novas hidrelétricas significa impactos ambientais, pois tendem a alagar áreas extensas, alterando o ecossistema.

    Procurar não consumir muita energia no horário de maior consumo entre 18h e 21h é necessário para evitar a construção de novas usinas e linhas de transmissão só para atender este horário de pico. Novas barragens trazem custos sociais e ambientais elevadíssimos como a inundação de terras e a destruição do hábitat de animais, plantas e de comunidades inteiras que muitas vezes não recebem compensação (reassentamento ou indenização). As grandes hidrelétricas, que inundam imensas áreas de florestas, emitem grandes quantidades de gás metano para a atmosfera.

    Gasta-se muita energia para produzir alumínio e papel. Reciclar também é uma forma de colaborar e reduz a necessidade de construção de novas barragens.

    No Brasil, a participação do petróleo na matriz energética é de 45%, seguido pelas fontes hidrelétricas em 39%.

    O petróleo é uma fonte de energia não-renovável, assim como outros combustíveis fósseis como o carvão mineral e o gás natural.

  Outra energia não renovável é a nuclear (ou atômica). Além de cara, gera lixo radioativo que precisa ser isolado e riscos inaceitáveis para o meio ambiente e a saúde humana. Há o risco de acidentes e um vazamento pode causar câncer e mutações nos seres vivos.

    Só há desenvolvimento sustentável com energia vinda de novas fontes renováveis.

   Pequenas hidrelétricas podem produzir energia elétrica de maneira descentralizada e com pequeno impacto ambiental. Esta opção pode ser implantada em várias regiões do país aproveitando quedas-d`água naturais.

Fonte: www.natureba.com.br


 DICAS IMPORTANTES PARA ECONOMIZAR ENERGIA:


Utilize eletrodomésticos com o selo da PROCEL.


ECONOMIZANDO ENERGIA E EVITANDO CHOQUES ELÉTRICOS:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: