9 de abril de 2012

DIAMANTE

O diamante é uma pedra preciosa de estrutura muito simples, composta do elemento químico C (carbono). Trata-se, portanto de uma das formas alotrópicas do carbono, que também pode se apresentar na forma pura como: grafite, carvão e fulerenos.
Esta forma alotrópica do carbono é a substância natural mais dura existente no mundo. É definido pela escala de dureza de Mohs, dureza igual a 10 para o diamante.  O diamante pode ser utilizado para riscar, marcar, ou cortar qualquer outra substância, dura ou não. A dureza do diamante é derivada da sua estrutura altamente compacta.
O diamante é altamente duro, ou seja, risca qualquer outro material existente, no entanto, sua tenacidade não é grande como sua dureza. Sendo assim, o diamante pode sim ser quebrado, mas não, ser riscado. Uma martelada em uma pedra de diamante pode quebrá-lo em diversos pedaços.
Raro, elaborado pela natureza há milhões de anos, em camadas profundas da Terra, é desde a Idade Média, o ornamento mais fascinante e valioso das jóias.
Por suas propriedades, os diamantes podem ser utilizados em usinagens de metais, instrumentos medidores de radiações, computadores, naves espaciais, perfuração de poços de petróleo, etc.
Atualmente, é possível a produção de diamantes em laboratório. A primeira vez que se obteve diamante em laboratório foi em 1905, quando o físico Charles Burton alegou haver produzido microscópicos cristais de diamantes pela dissolução de carbono em liga fundida de chumbo e cálcio.
Recentemente, diamante foi obtido à temperatura ambiente, tratando o fulereno C60 à altas pressões. O que ocorreu foi a compressão de fuligem do fulereno até 200 atm, o que produziu uma pastilha brilhante e translúcida, que se mostrou ser diamante, através de análise por difração de raio-X.
A produção artificial de diamante não é economicamente viável, uma vez que manter condições de altas pressões e temperaturas não é fácil, nem barato. Sendo assim, fica mais barato adquirir um diamante natural do que produzir uma pedra artificialmente.
                                                                                                                                 Texto adaptado


RESPONDA AS QUESTÕES:

a) O diamante é constituído por qual elemento químico? ______________________________

b) O que significa dizer que o diamante é uma substância alotrópica? __________________________________________________________________________________

c) Quais são as propriedades da matéria apresentadas pelo diamante?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Qual dessas propriedades o torna uma substância que desperta o interesse de cientistas em produzi-la artificialmente? _________________________________________

e) Naturalmente, onde o diamante é formado? ________________________________________

f) Quais são as utilidades do diamante? ______________________________________________


g) Por que produzir diamantes em laboratório é anti-econômico? ________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: