9 de abril de 2012

O QUE SÃO BROTOEJAS?

     
     É preocupante quando a pele apresenta aquelas bolinhas vermelhas sobre uma pele irritada, que parece coçar arder um pouco com desconforto. Esta erupção pode aparecer nas costas, no peito, no rosto, nas axilas, parte interna das coxas são os locais preferenciais.
     Isto porque a famosa Brotoeja (chamada pelos dermatologistas de Miliária) é causada pela obstrução dos pequenos ductos que levam o suor pra fora da pele. Clima abafado, úmido, calor, muita roupa no frio e exercícios que façam transpirar favorecem seu aparecimento, Sol em excesso e até surtos febris nas gripes, podem também dificultar o correto extravasamento do suor, que fica preso nas primeiras camadas de pele e conseqüentemente surge uma infamação das glândulas sudoríparas, o que ocasiona aquele aspecto avermelhado e irritado. Os praticantes de esportes estão particularmente sujeitos ás brotoejas, devido à produção de suor.
     Não é uma condição grave, apenas incômoda, mas pode se agravar sofrendo infecção secundária por microorganismos como bactérias, desencadeando quadros clínicos que mostram pontos de pus e até nódulos e abcessos.

     Erupções muito extensas nas crianças que são pequenas e delicadas, que comprometem o corpo todo, podem dar sintomas parecidos com a insolação, com fraqueza, respiração difícil, tontura e aumento da temperatura já que o suor não se libera refrescando o corpo.
    Mas o mais freqüente é o surgimento das lesões que se iniciam especialmente onde há maior transpiração, irritação que vai se agravando quando a temperatura e a umidade aumentam
    Sabemos também que as pessoas alérgicas, com tendência às dermatites, eczemas, rinites e bronquites são mais propensas ao aparecimento da Brotoeja, já que nelas, pequenas alterações na queratinização da pele podem ocorrer surgindo minúsculas “rolhas” de queratina (proteína da camada mais externa da pele), obstruindo os ductos que levam a transpiração de dentro pra fora.

     Adolescentes, adultos e idosos também podem apresentar formas um pouco diferentes de Brotoeja ou Miliária, mas que devem ser manejadas de forma semelhante à das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: