10 de abril de 2012

POVOS INDÍGENAS E SUAS RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE



Por que o dia 19 de abril é o Dia do Índio?

      Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.
Essa recomendação, de nº 59, propunha:

1. o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos, que seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino;

2. que seria adotado o dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.

     Pelo Decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, o Brasil adotou essa recomendação do Congresso Indigenista Interamericano. Assinado pelo Presidente Getúlio Vargas e pelos Ministros Apolônio Sales e Oswaldo Aranha, e o seguinte o texto do Decreto:

      O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoçãqo da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", decreta:

Art. 1º - considerado - "Dia do Índio" - a data de 19 de abril.

Art. 2º- Revogam-se as disposições em contrário.

     A recomendação de institucionalização do "Dia do Índio" tinha por objetivo geral, entre outros, outorgar aos governos americanos normas necessárias à orientação de suas políticas indigenistas. Já, em 1944, o Brasil celebrou a data, com solenidades, atividades educacionais e divulgação das culturas indígenas. Desde, então, existe a comemoração do "Dia do Índio", às vezes, estendida por uma semana, a "Semana do Índio".




     O índio sempre tratou o meio ambiente de modo ecologicamente correto. Os povos indígenas mantinham o equilibrio com o ecossistema. O homem branco é que destruiu este convívio do índio com a natureza de milhares de anos.

      No Brasil foram devastadas florestas, contaminado rios e lençóis d'água, explorados subsolos,... e que hoje uma pequena parcela da população consciente tenta recuperar.  

     Graças à resistência indígena de não aceitar a imposição do homem branco, é que se mantém viva a chama do respeito à natureza e ao meio ambiente, fazendo do índio e da natureza, um um exemplo de vida harmoniosa.

      Com a interiorização da colonização portuguesa os recursos naturais foram sendo devastados. A vinda de imigrantes, principalmente no sul do país, contribuiu para a destruição das florestas sem consciência de manter o equilibrio com o meio ambiente.

     Alguns índios não conscientes aceitam propinas de madeireiros para a retirada de madeira de alto valor comercial em algumas Terras Indígenas. É preciso criar uma fiscalização permanente para coibir esta prática abusiva que só dá lucro aos madeireiros.

     A consciência de preservação do meio ambiente por parte do índio se constata na prática. Mas é preciso que o homem branco se conscientize também desta importante tarefa para o futuro do Brasil e do mundo. Mas é preciso que os povos indígenas não sejam novamente sacrificados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: