1 de abril de 2012

PRESERVANDO O PLANETA


       Nós, seres da espécie Homo sapiens, popularmente chamados de seres humanos, fazemos parte do planeta Terra, mas não somos donos dele, e esse é o maior equívoco que cometemos. Por dependermos da natureza, os recursos naturais não podem mais ser vistos e tratados como simples mercadorias que podem ser exploradas indiscriminadamente.
       O considerável aumento da degradação ambiental causa sérios danos aos ecossistemas e problemas à saúde coletiva.
       É imprescindível, estimular o exercício pleno da cidadania e da consciência ecológica, a fim de propiciar o surgimento de novos valores, que levem a uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.
       A Educação Ambiental, é uma valiosa ferramenta para promover a sensibilização e conscientização frente às questões ambientais, atingindo pessoas de todas as faixas etárias, dentro e fora das instituições escolares, em todas as classes sociais, e deve desencadear a análise dos problemas ambientais locais, regionais, nacionais e internacionais, para que se possa buscar e  aplicar alternativas que amenizem ou solucionem tais problemas.
       Muitos avanços em prol da natureza foram registrados nos últimos anos, através da ampliação de organizações e movimento de defesa ao meio ambiente, porém parte da população mundial ainda não percebeu a necessidade da implementação de um modelo de sustentabilidade planetária.
       Cada indivíduo deve ser capaz de identificar as situações ambientalmente degradantes que afetam sua comunidade, engajar-se na descoberta de suas causas, ajudar a encontrar soluções e desenvolver projetos que estimulem a população a buscar melhorias na qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: