2 de julho de 2012

17 DE JULHO - DIA DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS





AULA SOBRE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS

Objetivos:

  • Reconhecer a importância das florestas para o equilíbrio ecológico e para a proteção do solo.
  • Organizar movimentos de valorização das florestas.
  • Identificar, nesse ecossistema, elementos necessários à sobrevivência das espécies.
  • Conhecer as vantagens do "Cadastro Nacional de Floresta Pública".
Habilidades trabalhadas: valorização da vida, respeito, observação, identificação, compreensão e caracterização.

Atividades Metodológicas:

  • Peça aos alunos para darem exemplos de florestas do nosso país, falarem qual a importância delas, quais as principais causas de destruição, a relação entre os desmatamentos e as queimadas e o aumento do nº de animais em extinção, etc.
  • Após discutir o tema, peça para que tragam livros, artigos de jornais, revistas e material da internet para as aulas seguintes.
  • Pesquisar quais são as florestas nacionais.
  • Formar grupos de quatro alunos. Cada grupo ficará com uma floresta nacional para pesquisar (localização, tamanho, importância, elementos do ecossistema, principais espécies vegetais e animais, imagens) e montar um cartaz com os dados e informações da pesquisa.
  • Cada grupo, deverá elaborar uma história tendo como ambiente a floresta pesquisada. Escrever a história e ilustrar com criatividade, montando um livro, reutilizando folhas de papel usadas ou fazendo folhas de papel reciclado.
  • Expor os cartazes e livros confeccionados em local de fácil visualização e acesso da comunidade escolar.

     A floresta é um sistema ecológico complexo e sua importância advém de seus efeitos sobre o clima, o solo e as águas. Além de contribuir para a preservação dos recursos naturais ligados à flora e à fauna, ela ajuda na renovação do oxigênio. Sua importância econômica está relacionada à produção de madeira, látex e outros produtos.
     A difusão de uma consciência ecológica, por parte significativa da população mundial, propiciou o surgimento de movimentos de valorização das florestas, o que vem contribuindo para o aproveitamento racional dos recursos florestais.
       O serviço florestal brasileiro identifica as florestas públicas federais como áreas cobertas por florestas naturais ou plantadas sobre terras de domínio da União. Para atender a uma das exigências da Lei Nº 11.824/06, a primeira versão do Cadastro Nacional de Floresta Pública foi publicada em 9 de julho de 2007. Esse cadastro tem como objetivo facilitar o planejamento da gestão florestal, o monitoramento e o aprimoramento da fiscalização das florestas. Esses dados são públicos e podem ser vistos no site www.florestal.gov.org. No cadastro constam terras indígenas, unidades de conservação federal e florestas localizadas em imóveis urbanos ou rurais. Os estados e municípios também deverão cadastrar as florestas públicas de seu domínio. O cadastro finalizado permitirá uma melhor fiscalização e um melhor monitoramento das florestas no âmbito federal, estadual e municipal.
      O Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática (IPCC) aponta o desmatamento e as queimadas ilegais como os principais problemas do Brasil, responsáveis, só na Amazônia, por 74% das emissões de gases poluentes. Mas apesar dessa estatística desoladora, ainda dispomos de 4 milhões de hectares de florestas nativas. É por isso que lutar pela preservação das florestas é dever de todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: