4 de janeiro de 2013

COLETA E HERBORIZAÇÃO DE MATERIAL VEGETAL


1. Apresentação

Um herbário é uma coleção de plantas composta por amostras secas de ramos com folhas, flores e/ou frutos, fixadas num pedaço de cartolina. Esta amostra é chamada exsicata, a qual é acompanhada de uma etiqueta com dados sobre o nome científico e descrição da planta - a identificação - , local e ambiente de coleta; coletor e data de coleta. A exsicata é a unidade básica de coleção de um herbário, pois constitui material testemunho referencial para futuros estudos. Ela é registrada e numerada antes de ser incorporada ao acervo.

As exsicatas podem ser incorporadas ao herbário seguindo 2 critérios: 
a) Sequência alfa-numérico dentro da hierarquia taxonômica de Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie; 

b) Sequência filogenética, obedecendo a ordem de parentesco e evolução dentro dos grupos de hierarquia taxonômica. Na sequência filogenética, os sistemas de classificação mais utilizados são o de Engler e o de Cronsquist & Taktajan. O sistema a ser seguido será alfa-numérico, por tornar mais fácil a localização das plantas.

O sistema de manejo de coleções de herbário inclui os seguintes processos:
a) Herborização das coleções - prensagem, triagem, secagem e montagem das exsicatas - colagem dos ramos e etiqueta em folha de cartolina.
b) Incorporação ao acervo - numeração, registro e arquivamento. Para isso, as coleções precisam ser obtidas através de expedições à campo ou por meio de intercâmbio entre herbários.

Os herbários podem ser regionais, nacionais ou cosmopolitas. 

Coleções de referência de floras locais em áreas protegidas ou de particular interesse estão sendo muito utilizadas atualmente na Amazônia; a exemplo das que vêm sendo desenvolvidas na Reserva Ducke (Kew Gardens-UK/INPA) e no Projeto de Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (J. B. de Nova York/Smithsonian/INPA), ambas no Amazonas.


2. Manejo e Rotina de Herbário

O manejo do herbário inclui as etapas já descritas de herborização das coleções, montagem das exsicatas e incorporação.

2.1. Herborização das coleções

2.1.1. Prensagem

Este processo inclui a prensagem do material verde ou fixado em álcool, a secagem em estufa e a triagem do material para montagem e para distribuição a outros herbários e especialistas.
A prensagem exige cuidados especiais porque desta etapa depende a qualidade da futura exsicata, tanto em termos de uniformidade de secagem como a perfeita exposição das folhas, frutos e/ou flores.

2.1.2. Secagem e Triagem

A secagem tem que ser em temperatura constante, em estufa de madeira aquecida à gás, ou aproximadamente 24 h a 60 oC. O material mais espesso e frutos carnosos deve passar mais tempo até a completa desidratação. Alternativamente pode-se usar estufas com lâmpadas de 100w.

Na etapa de triagem o material mais completo será a unicata do Herbário e o restante será distribuído com outros herbários com os quais se mantém intercâmbio e especialistas que identificam o material em troca de uma duplicata (cópia) da coleção.

2.1.3. Montagem das Exsicatas

Após a triagem, o material a ser incorporado ao herbário vai à montagem, que consiste na colagem cuidadosa do ramos com folha, flor e/ou fruto no centro de um pedaço de cartolina de 33 x 45 cm.
No canto superior esquerdo da cartolina fica um pequeno envelope de 7 x 15 cm onde são guardados pequenos fragmentos da amostra. No canto inferior direito é afixada a etiqueta de 15 x 10 cm onde estão registrados os dados da planta, do local e ambiente de coleta e do coletor. O processo de produção das etiquetas é todo feito em computador e impressora laser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: