9 de fevereiro de 2013

É POSSÍVEL CONSTRUIR UM ÁTOMO?

      Sim! É super fácil, quer dizer, desde que você tenha em mãos um acelerador de partículas (um aparelho enorme usado por cientistas para fazer os átomos colidirem uns nos outros a uma velocidade muito próxima à da luz).




      Para criar um elemento químico qualquer, basta jogar dois átomos diferentes num acelerador, um de encontro ao outro. A pancada fará com que o núcleo desses átomos se fundam (fusão nuclear). Como os elementos químicos se caracterizam pelo número de prótons no núcleo, o resultado da fusão é um terceiro tipo de átomo. Por exemplo, fundindo o núcleo do Deutério H-2 (Isótopo de Hidrogênio) com o núcleo do Trítio H-3 (outro isótopo de Hidrogênio), obtém-se o Hélio (He) com 2 prótons. A fusão nuclear também é utilizada para criar elementos novos, que não existem na natureza, como exemplo temos: amerício (Am 95), califórnio (Cf  98).


      O problema é que os átomos obtidos por fusão nuclear acumulam tanta energia que seus núcleos ficam instáveis e começam a perder partículas, tornando-se radioativos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: