7 de março de 2013

BIOMAS E BIODIVERSIDADE DO RS

     O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) mapearam pela primeira vez, os seis biomas continentais brasileiros - Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, apresentados no Mapa de Biomas do Brasil, que foi lançado em comemoração ao Dia Mundial da Biodiversidade (22 de maio de 2006), em tamanho mural e escala 1: 5.000.000, juntamente com o Mapa de Vegetação.

     O Mapa de Biomas do Brasil representa os seis biomas continentais brasileiros, traz a área aproximada de cada um desses conjuntos, sua descrição e a proporção de sua ocorrência nas 27 unidades da federação. Também estão indicadas no mapa as áreas alteradas pela presença humana (antropismo).


    No Rio Grande do Sul ocorrem dois biomas, Mata Atlântica e Pampa, sendo que este último só tem ocorrência no RS, ocupando 63% do seu território e 2,07% do território brasileiro.

    Bioma é conceituado como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.


Fonte: http://www.biodiversidade.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: