26 de agosto de 2013

VOCÊ SABIA QUE O ESGOTO PODE SER UMA FONTE DE NUTRIENTES?

    Já parou para pensar no caminho que o cocô faz pelos canos? 

   Lá no final ele se junta a muitas outras coisas, formando lodo e dando origem a novos projetos



Tudo o que nós comemos tem que sair do nosso corpo uma hora, certo? E é através do cocô que eliminamos o que não foi usado pelo nosso organismo: depois que todos os nutrientes necessários foram retirados dos alimentos ingeridos, forma-se o bolo fecal, que será eliminado.
Quando defecamos no vaso sanitário de nossas casas, o cocô é levado pela água, através de um caminho de canos, até chegar à estação de tratamento. Lá, a água que trouxe as fezes se encontra com a que trouxe xixi, com a que veio do banho (contendo resíduos de xampu e sabonete), com a que veio da chuva e por aí vai.
Um grande problema é que na estação de tratamento não há apenas um acúmulo de excretas humanas, mas também existem camisinhas usadas e papel higiênico descartados pelo vaso, celulares que foram perdidos esgoto abaixo, e móveis que foram jogados diretamente nem um córrego de esgoto. E os canos que participam do processo de tratamento acabam sendo entupidos por esses materiais que foram descartados de forma errada.
Na estação, bactérias são adicionadas para degradar o material orgânico que veio pelos canos, formando o lodo e limpando a porção líquida do esgoto. O lodo continuará a ser degradado por bactérias, que liberarão metano, enquanto que a água, limpa porém não potável, será devolvida a rios ou usada pra limpeza de ruas ou manutenção de jardins.
O reprocessamento de água pode trazer de volta nutrientes importantes que derivaram de atividades econômicas ou domésticas, como a recuperação de fosfatos presentes em fertilizantes e que serviriam para gerar energia. A água do esgoto poderia então ser uma rica fonte de matéria-prima. Mas não é por isso que devemos dar destino errado ao lixo que produzimos. Veja mais dicas aqui sobre como reciclar seus resíduos.

Fonte: Grist


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: