23 de setembro de 2013

ÁGUA-VIVA

Descubra tudo sobre esse bicho feito de água, que já existem a mais de 700 milhões de anos!!!


Ih, evaporou!
A água-viva não tem esse nome por acaso: 98% do corpo do animal é formado de água. Por isso, quando encalha na praia, ela desaparece à medida que a água evapora.

Bem antigas
Os ancestrais da água-viva surgiram há uns 700 milhões de anos. Até hoje, os cientistas já encontraram umas 9 mil espécies diferentes. E a cada dia outras são descobertas em todo o mundo.

Só tentáculos
A única defesa desse bicho são os longos tentáculos. Se eles esbarrarem em algo, células especiais liberam uma espécie de agulha que injeta veneno para paralisar o inimigo. É assim que a água-viva consegue se defender e capturar comida. Na hora de comer, o alimento é levado à boca, fica no centro do corpo, na parte de baixo, entre os tentáculos.

Ai, que dor!
A fisgada da água-viva não costuma ser fatal para os humanos. Ela provoca dor, queimadura, irritações na pele, febre e cãibras nos músculos. A intensidade do ataque depende do tamanho e da espécie do bicho. Além disso, ela não tem o hábito de atacar pessoas.


Conheça as três espécies de água-viva mais poderosas (e venenosas):

Juba-de-leão
A maior água-viva do planeta nada pelos mares árticos há 650 milhões de anos. Cientistas já encontraram uma com 6 metros de diâmetro e tentáculos de uns 50 metros de comprimento.




Vespa-do-mar
A mais mortal das águas-vivas vive nos mares da Austrália. O veneno é tão potente, que poderia matar 60 adultos em dois minutos! E ela nem é tão grande: tem o tamanho de uma bola de basquete.




Irukandji

Com menos do que 1 centímetro de diâmetro, ela dificilmente é notada a olho nu. Apesar de pequena, essa água-viva que habita as praias australianas é uma das mais perigosas do mundo e tem um veneno superpoderoso.



Ficha da água-viva:
  • Onde vive: em todos os oceanos
  • Tamanho: de poucos milímetros a mais de 2 metros de diâmetro (sem contar os tentáculos, que podem chegar a 30 metros)
  • O que comem: plânctons, pequenos crustáceos e peixes
  • Tempo de vida:até 5 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: