28 de setembro de 2013

MUNDO DAS FORMIGAS

Apesar de parecerem insetos indefesos, as formigas são muito organizadas! Elas costumam formar sociedades em formigueiros cheios de túneis, como os das saúvas, que vivem nas Américas em ninhos de até 4 metros de profundidade!


TRABALHO SEM FIM 
Boa parte do funcionamento de um formigueiro é responsabilidade das formigas operárias. Entre algumas espécies de saúvas, elas se dividem em quatro grupos. Veja: 

1 - As ESCAVADORAS trazem folhas para o ninho 
2 - As SOLDADAS defendem a colônia do ataque de outros animais 
3 - As JARDINEIRAS cuidam dos jardins de fungos: elas trituram as folhas trazidas para que fungos se instalem nelas e sirvam de comida para todos 
4 - As GENERALISTAS cuidam dos ovos e limpam o formigueiro 

FAMÍLIA PRÓPRIA 
Além da rainha e das operárias, há as fêmeas aladas (com asas), que acasalam com os machos. A missão não é fácil: elas viram presas fáceis de outros bichos quando voam para se reproduzir. As que sobrevivem botam ovos e viram rainhas de novos formigueiros. A partir desse único voo de acasalamento, a rainha bota ovos pela vida toda. Os machos acabam morrendo. 

TODOS POR ELA 
Normalmente, só há uma rainha. Ela comanda tudo, liberando substâncias que, pelo olfato, orientam as outras formigas. A rainha passa a vida pondo ovos, e, quando morre, o formigueiro acaba. 

DE OLHO NAS PEQUENAS 
Ao menos uma das câmaras é habitada pelas larvas, que nascem dos ovos e se tornarão formigas. Não faltam cuidados: operárias até abrem novos túneis para refrescar o berçário. 

1 QUILÔMETRO 
É a extensão dos maiores formigueiros já encontrados no Brasil. Estima-se que milhões de formigas habitem esses imensos ninhos 

É PORCARIA? 
Vai para o lixo! Todos os resíduos de comida, e até formigas mortas, são levados por operárias para uma área onde a colônia acaba. Assim, as bactérias que o lixo atrai ficam longe, evitando contaminação. 

VOCÊ SABIA QUE... 
... nem todos os formigueiros são subterrâneos? Alguns são erguidos em formato de montes de terra que chegam a 1,5 metro de altura. E há os que são feitos no topo de árvores. 

QUANTO TEMPO VIVE UMA FORMIGA?
O tempo de vida varia de acordo com a espécie. Além disso, as formigas têm diferente funções no grupo e as que saem em busca de comida, se arriscam e morrem mais cedo do que a rainha, que fica protegida. No caso daquelas formigas mais comuns em casas, as operárias vivem cerca de 90 dias e as rainhas, até 2 anos.

Já entre as que vivem em jardins, a rainha vive até 20 anos e as operárias, até 9 meses.


AS FORMIGAS SE COMUNICAM?
Sim. E olha que elas têm muito assunto, pois vivem e trabalham em grupo! Para transmitir mensagens, o corpo delas produz e libera feromônios, substâncias com cheiros específicos para cada mensagem e que são percebidos por outras formigas por meio das antenas.

Algumas espécies também usam sons para alertar o grupo sobre a presença de inimigos batendo as antenas ou o abdome na parede do formigueiro.


 

Fonte: Meu Planetinha

Links interessantes que abordam o assunto:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: