17 de setembro de 2013

PLANO DE AULA: GRAVIDEZ, O QUE PODE E NÃO PODE?

Coloque a garotada para pesquisar sobre mitos e verdades a respeito do que é adequado ou não fazer durante a gestação.


Objetivos:
- Entender o funcionamento de algumas partes do corpo humano e sua relação com a gravidez.
- Realizar pesquisas com base em procedimentos típicos da Ciência.

Conteúdo:
- Padrões de reprodução e desenvolvimento
- Aspectos da biologia humana

Anos: Ensino Médio

Material necessário:
- Cópias da reportagem "A gravidez não precisa ser um parto" (Veja, 4 de setembro de 2013, 2337)
- Cópias da reportagem "Estudo desvenda evolução da placenta"




Introdução:

   A íntima relação estabelecida entre mãe e filho durante a gestação pode tanto ser motivo de alegria quanto de preocupação, como mostra a reportagem "A gravidez não precisa ser um parto", publicada em Veja.      
  Utilize a reportagem para fazer com que os alunos confrontem o senso comum com o conhecimento científico e estimule o espírito investigativo em sala de aula.


Desenvolvimento:

1ª etapa
Inicie a aula com a leitura da reportagem "Estudo desvenda evolução da placenta". Em seguida, instigue a turma a responder a seguinte pergunta "Quais vantagens evolutivas os organismos placentários apresentam?".

Relembre os diferentes padrões de reprodução e desenvolvimento, citando as particularidades dos indivíduos ovíparos (aqueles que colocam ovos no meio externo), ovovivíparos (aqueles que retêm os ovos no interior do corpo até o final do desenvolvimento embrionário) e vivíparos (aqueles cujo embrião desenvolve-se conectado ao corpo da mãe). Dê atenção especial a estes últimos, já que é neste grupo que os seres humanos estão incluídos, e explique que, embora esse tipo de reprodução represente um alto gasto energético para a fêmea, o embrião fica protegido das condições ambientais e de predadores, aumentando, assim, as chances de sucesso reprodutivo.

No caso dos seres humanos, além do custo energético, o período de gestação representa para a mulher um ganho de grandes responsabilidades. A íntima relação mãe-filho reflete em um cuidado duplo com a saúde, especialmente nas primeiras semanas de gravidez.

Ressalte que, durante todas as quarenta semanas que marcam o período da gestação humana, ocorrem contínuas trocas de materiais (gases, nutrientes, produtos de excreção) entre os sangues do feto e da mãe, um processo realizado pela placenta e fundamental para o perfeito desenvolvimento do bebê.

2ª etapa
A partir da constatação da íntima relação entre mãe e filho durante a gestação, instigue os alunos a responderem questionamentos do tipo "Quais os cuidados a grávida deve tomar ao longo da gestação?" ou "Quais atitudes devem ser evitadas ou proibidas?" e estimule a discussão. Peça, então, para os alunos realizarem uma pesquisa constituída por duas etapas: a primeira será na forma de entrevista, feita com seus respectivos familiares. O objetivo será coletar informações e conhecimentos transmitidos no ambiente familiar sobre os cuidados que devem ser tomados durante a gravidez, focando nos aspectos proibitivos para as gestantes. Peça para os alunos elencarem essas informações, montando uma lista.

A segunda etapa da pesquisa será na forma de investigação. Os alunos deverão escolher um dos itens informados por seus familiares e fazer uma pesquisa para encontrar argumentos científicos que comprovem ou não a veracidade da informação dada pela família. Indique fontes de consulta confiáveis, como o site da revista Superinteressante e as páginas de ciências de jornais como aFolha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. e solicite os resultados para a aula seguinte. Notícias de pesquisas divulgadas recentemente podem ser fontes de fácil acesso e com linguagem acessível aos alunos. Escolas que disponibilizem computadores com acesso à internet podem ajudar os alunos que não possuem acesso à rede em casa.

3ª etapa
Ouça o que os alunos trouxeram de casa. Inicie a abordagem averiguando o que eles têm a dizer sobre os cuidados que devem ser tomados durante a gravidez e a que conclusões chegaram após a realização da pesquisa. É bem provável que as informações coletadas se assemelhem. Lance, então, à turma os mitos exibidos na reportagem e veja o que eles irão responder. Grávidas podem ingerir álcool? E utilizar cosméticos? Fazer exercícios físicos, pode? Por quê? Instigue a discussão e desfrute dos resultados.

Em seguida, distribua cópias da reportagem de Veja e faça a leitura com os alunos, discutindo os pontos levantados (pode ser que as pesquisas realizadas se mostrem contrárias aos dados divulgados na reportagem). Essa atividade, além de desenvolver o lado investigativo dos alunos, permitirá trabalhar a habilidade de confrontação do conhecimento científico com interpretações baseadas no senso comum, presente na matriz de referência para o Enem. É uma ótima oportunidade para exercitar o lado investigativo e questionador dos alunos!

Avaliação: 
Oriente os alunos a produzirem um relatório com os resultados da pesquisa realizada. Esse documento deve ser dividido em “Introdução” (em que se apresentam as questões da pesquisa), “Desenvolvimento” (em que os alunos contam as etapas da pesquisa e os resultados encontrados) e “Conclusão” (com a síntese do trabalho desenvolvido). Avalie a adequação dos trabalhos ao gênero e a presença de argumentos científicos no texto para validar ou desconstruir mitos sobre a gravidez.

Fonte: Revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: