10 de dezembro de 2013

PLANO DE AULA: RELAÇÕES ECOLÓGICAS

Objetivos:
1) Compreender o conceito de relação ecológica;

2) Analisar os tipos de relação ecológica;


3) Identificar as relações ecológicas exemplificadas em imagens;

4) Desenvolver a capacidade de diferenciar e caracterizar as relações ecológicas;

5) Perceber a importância das relações ecológicas, tanto para a saúde dos ecossistemas como para as populações de seres vivos.


Comentários:
É importante que os alunos compreendam os conceitos sobre as relações entre os seres vivos, porém é fundamental que os estudantes percebam o quão interligado está o equilíbrio dos ecossistemas com as interações ecológicas — e quão delicada é essa ligação.

Obs.: Podemos chamar de relações/interações/associações ecológicas.


Procedimentos:
1) Inicie a aula com um diálogo sobre os tipos de sociedades que as pessoas estabelecem entre si, nos negócios. Esse tipo de abordagem tem finalidade de despertar e focar a atenção da classe nas relações humanas, que são mais fáceis de se compreender e que servirão como introdução ao tema dessa aula. 

2) Comente que existem sociedades em que os sócios têm igual participação nos lucros da empresa, e outras em que uns levam vantagem sobre os outros. Em seguida, explique sobre as relações harmônicas e desarmônicas, que ocorrem na natureza. 

3) Explique o conceito de interação ecológica e, em seguida, esclareça que as relações entre os seres vivos podem ser entre seres de mesma espécie (intraespecíficas) e seres de espécies diferentes (interespecíficas). 

4) Agora, inicie uma apresentação de imagens, com um exemplo de cada uma das interações ecológicas e, explique-as para os alunos. Professor, se achar conveniente, estimule a participação dos estudantes com perguntas como: “Nesse caso, será que a relação é benéfica para ambos os seres vivos? Como vocês acham que essa interação se chama?” 

5) Após explicar cada uma das interações ecológicas, peça para que os alunos trabalhem em duplas, o seguinte questionário, que deverá ser entregue na próxima aula: 

Questionário:

1. Diferencie e explique, com exemplos, as relações intraespecíficas harmônicas e desarmônicas.

2. O que é simbiose? Dê um exemplo.

3. Explique o que é um predador, e o que é uma presa e, em seguida, explique como e quando um predador pode se tornar uma presa?

4. Qual a diferença entre mutualismo e de protocooperação?

5. O que você entende por neutralismo?

6. Defina e exemplifique:
a) parasitismo;
b) parasita;
c) ectoparasita;
d) endoparasita;
e) hospedeiro. 

7. Diferencie uma orquídea de uma erva-de-passarinho quanto às interações ecológicas que elas estabelecem com outras plantas. 

8. O inquilinismo e o amensalismo possuem características em comum, apesar de serem relações ecológicas distintas. Comente a semelhança dessas interações. E o que as diferencia? 

9. O que aconteceria se um predador como o lobo (Cannis lupus) deixasse de existir? Isso seria benéfico para os animais que fazem parte de sua alimentação? E quanto ao seu habitat natural, quais seriam as consequências? 

10. Qual a importância das interações ecológicas para a manutenção da vida? 

11. Como o ser humano interfere no equilíbrio das interações ecológicas? 

12. Na sua opinião, o que é preciso ser feito para mudar essa situação?

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