21 de junho de 2014

ALIMENTAÇÃO DOS JOGADORES NAS COPAS DO MUNDO



A alimentação do atleta é muito importante para favorecer o melhor desempenho esportivo. Com uma alimentação equilibrada, pode-se melhorar os depósitos de energia, reduzir as doenças, reduzir o cansaço, aumentar o tempo de atividade do atleta, recuperar os músculos depois do treino e melhorar a saúde geral.

PROTEÍNAS: São consideradas nutrientes construtores, porque constroem e reparam músculos, tecidos, células, produzem anticorpos (para combater doenças e infecções), enzimas e hormônios (que regulam funções do corpo). Suas fontes são: carnes, ovos, leite e derivados, feijão, ervilha, castanha, etc.

VITAMINAS E MINERAIS: São os elementos reguladores, importantes por participarem do funcionamento intestinal, digestão, circulação sanguínea e sistema imunológico (sistema de defesa contra doenças). São necessárias para o crescimento normal e manutenção da vida.

CARBOIDRATOS: São considerados nutrientes energéticos, porque têm como função o fornecimento de energia necessária para o corpo realizar atividades como: andar, trabalhar, estudar, correr e outras. São encontrados em alimentos como: pães, massas (sem molhos gordurosos), arroz, batata, frutas, etc.

ÁGUA: A água, juntamente com o oxigênio, é o constituinte mais importante para a manutenção da vida. Portanto, a quantidade de água perdida através da urina, fezes, suor e ar expirado deve ser reposta para manter a saúde. Recomendação para atletas: 10 a 12 copos ou mais.

LIPÍDIOS: Existem 2 tipos de gorduras: as saturadas, que são encontradas em produtos de origem animal (carnes, manteiga, creme de leite, requeijão) ou origem vegetal sólidos (gordura vegetal hidrogenada, presente, por exemplo, em sorvetes, bolachas, salgadinhos, batata frita, pipocas – esta faz mal a saúde e deve ser evitada); e as insaturadas, que são mais saudáveis e são encontrados na forma líquida como os óleos de canola, soja, oliva, de milho e girassol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: