11 de julho de 2014

O REAL VALOR DAS ÁRVORES

Por que as árvores são essenciais na melhora da qualidade de vida?



Que as árvores ajudam a manter o ar limpo, todo mundo já sabe. Mas como elas fazem isso já é outra história. Aqui, falaremos sobre todos os benefícios proporcionados pelas árvores.

Para começar, uma árvore adulta consegue absorver, em um ano, aproximadamente 22 quilos de gás carbônico, e produzir oxigênio suficiente para a respiração de dois adultos. Esse processo acontece através da fotossíntese. O processo se dá quando a planta obtém glicose, durante o dia; e também por meio da respiração, quando a planta “quebra” a glicose para obter energia, durante a noite. Durante a fotossíntese, as plantas e algas fazem o processo inverso dos seres humanos, consumindo o gás carbônico e liberando oxigênio. No entanto, as plantas respiram dia e noite, consumindo também o oxigênio que produzem (veja mais aqui). Portanto, a principal fonte de oxigênio do planeta são as algas, que não são classificadas como plantas ou árvores.

Segundo Vincent Cotrone do Massachusetts Department of Conservation and Recreation, as árvores possuem capacidade de absorver entre 55 e 109 quilos de gases poluentes como o dióxido de enxofre, oriundos da queima do carvão; os óxidos nitrosos, provenientes dos escapamentos de carros e caminhões; e partículas poluentes vindas, principalmente, do diesel. Zonas urbanas arborizadas possuem 60% menos de partículas de poluição, de acordo com o mesmo órgão.


Temperatura:
Em artigo publicado no Journal of Arboriculture, Klaus Scott, James Simpson e Gregory McPherson afirmam que a temperatura das cidades também é influenciada pela quantidade de árvores. De acordo com os autores, a sombra das árvores pode reduzir a temperatura do asfalto em até 2°C, e do interior dos carros em até 8°C. Elas também refrescam o ambiente – uma árvore grande e saudável possui o mesmo efeito de dez aparelhos ar-condicionado funcionando 20 horas por dia.

Apenas uma árvore consegue absorver mais de três mil litros de água de chuva, diminuindo a contaminação de lençóis freáticos e mananciais em 7%, e reduzindo o gasto de impostos com tratamento de água, segundo o US Department of Agriculture. Finalmente, as árvores reduzem a poluição sonora e áreas arborizadas valorizam e aumentam a ocupação de imóveis.

Mais que tudo, as árvores são sinônimo de qualidade de vida.

2 comentários:

  1. O artigo é bom. Contudo, até aonde sei Santiago não é exatamente uma cidade campeã no quesito arborização. Sugiro um projeto como o apresentado em https://matasnativas.wordpress.com/2014/07/16/o-pau-rei-de-itu-proposta-para-a-criacao-do-roteiro-das-arvores-monumentais-de-itu/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, concordo com vc em relação ao nosso município de Santiago, estamos caminhando lentamente para melhorar a arborização urbana, através de plantios coletivos de árvores, educação ambiental nas escolas, melhorias permanentes no Horto Florestal, entretanto conscientizar as pessoas é muito difícil, principalmente no que se refere a "poda" das árvores, que na maioria das vezes é realizada sem autorização do órgão ambiental competente (Secretaria do Meio Ambiente de Santiago) e desnecessariamente.
      Só uma ressalva, o artigo não trata especificamente do município de Santiago, nele abordo assuntos pelos quais tenho interesse particular e um deles é a questão da Importância das Árvores no Ambiente Urbano. Se quiseres saber mais sobre questões ambientais do município de Santiago, acesse: www.smmasantiago.blogspot.com.br

      Abraços e obrigada por comentar!

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: