3 de fevereiro de 2015

A TERRA - O LUGAR DE TODOS

A Terra – o lugar de todos


A Terra é o único planeta do Sistema Solar que possui seres vivos (plantas, animais, seres humanos e os microorganismos).
Na Terra, todos os seres vivos estão mergulhados em uma “casquinha” de ar. É a atmosfera, uma fina camada de ar (mistura de gases) que envolve a Terra. O oxigênio, um dos gases que forma o ar, é indispensável para a respiração dos seres vivos.
A crosta terrestre, sobre a qual vivemos, é uma fina camada sólida que se apóia em rochas derretidas e viscosas, situadas logo abaixo dela. O solo onde plantamos é uma camada ainda mais fininha na superfície da crosta terrestre; porém a maior parte da superfície terrestre é coberta por uma fina camada de água (rios, lagos, mares, oceanos).
Só existe vida na Terra, porque o Sol fornece energia (luz e calor), que é fundamental para o desenvolvimento de todos os seres vivos, para o ciclo da água e, principalmente para a sobrevivência das plantas que utilizam a luz solar para realizar a fotossíntese, na qual produzem seu próprio alimento e liberam oxigênio para respirarmos.
Portanto, no planeta Terra, apenas em uma fina camada é que existe vida, ou seja, a biosfera (esfera em que há vida).
Na biosfera ocorre uma grande biodiversidade, isso quer dizer que há uma grande quantidade de seres vivos diferentes.
Mesmo sendo tão pequena, a Terra é a morada do homem e dos demais seres vivos. Dela retira-se tudo que é preciso para viver!
Tudo volta para a Terra quando os seres vivos morrem, é um contínuo ciclo; nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Por isso, é importantíssimo preservar o planeta, pois é a única casa que temos!



1. Escreva cinco atitudes que as pessoas podem ter para que a Terra seja um lugar cada vez melhor.

2. Sem a luz do Sol não existiria vida na Terra. Por quê?

3. Será que a vida na Terra seria possível sem água e sem ar? Explique.

4. O que é atmosfera?

5. O que é biosfera?

6. Por que dizemos que na natureza tudo é um ciclo contínuo? Dê um exemplo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: